O futuro do presente

Levando para o lado pessoal

Como a transformação digital está tornando o RH uma área complexa, multifocal e de enorme importância estratégica O futuro do presente
O RH deixou de ser um coadjuvante
para assumir um protagonismo inédito na
estratégia das organizações
Levando para o lado pessoal Levando para o lado pessoal Levando para o lado pessoal Levando para o lado pessoal Levando para o lado pessoal Levando para o lado pessoal Levando para o lado pessoal Levando para o lado pessoal Levando para o lado pessoal Levando para o lado pessoal

A Transformação Digital humaniza as empresas

O RH mudou bastante desde que os departamentos de pessoal foram criados – inicialmente para contabilizar horários, frequência e faltas dos empregados. De lá para cá, passou por fases com ênfase nos aspectos bastante distintos, de acordo com a época. Hoje é uma área complexa, multifocal e de enorme importância estratégica.

Em função desta complexidade, uma nova e ampla transformação está em andamento nos departamentos de RH. Ancorados na tecnologia de big data, a gestão de pessoas passa por um período de foco renovado no talento.

As tecnologias digitais como machine learning e inteligência artificial estão criando novas possibilidades na gestão de RH, tais como:
Estabelecimento de estratégias de RH inovadoras, adequadas por modelo de negócios, com vistas ao crescimento;
Ajudar os funcionários com caminhos de carreira personalizados;
Prescrever recomendações de qualificação e aprendizado personalizadas;
Sugerir mentorias com base em habilidades e competências;
Prever "flight risks" por funcionário e prescrever estratégias de mitigação para eventuais talentos em risco

Esses são apenas alguns exemplos de conceitos e atividades possibilitados pela transformação digital. Considerando que a visão tradicional de RH era sobre otimizar as rotinas e funções existentes, com a transformação digital o RH habilita-se a fazer, também, coisas completamente novas.

Esses novos aspectos não substituem o foco já existente em eficiência – pelo contrário, somam-se a ele. A implantação de novas tecnologias não é um fim em si, mas um caminho para obtenção de melhores resultados. Na gestão de pessoas os caminhos que a transformação digital possibilita são muitos e muito amplos. Por isso, abordagens digitais estão se tornando, cada vez mais, um componente-chave da estratégia geral de RH e, portanto, da estratégia de negócios.

Durante anos, o RH foi coadjuvante. Agora tem a possibilidade de um protagonismo inédito e o momento exige que os executivos de RH sejam líderes estratégicos na jornada digital das organizações.

A Gestão de Pessoas é crucial para retenção de talentos - e do investimento feito nestes talentos. No entanto, para dar a exata noção de como a transformação no RH é urgente, um estudo recente do Instituto Gallup, feito em âmbito mundial, revela que 85% dos funcionários apresentam desempenho abaixo do seu potencial devido a problemas de engajamento e motivação. As possibilidades baseadas em plataformas digitais, juntamente com o foco no bem-estar pessoal e profissional da equipe, ajudarão a engajar os colaboradores. E mantê-los engajados e motivados é o que promove a cultura de inovação tão essencial para o sucesso.

Portanto, é hora de você se motivar e inovar nos chamando para uma conversa sobre a transformação digital.

Receba os próximos infográficos da série

No ritmo da transformação #04

No ritmo da transformação

A indústria de bilhões de dólares que se rendeu às imposições da tecnologia digital.

COMPARTILHAR

Facebook Linkedin Whatsapp

Levando para o lado pessoal. A transformação digital começa pelas pessoas e não pela tecnologia. Fale com a gente.